segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Regras da Internet – Netiqueta na Internet – As 20 Principais





A importância das 20 principais Regras da Internet – Netiqueta para uso na internet:

O artigo de hoje é uma reflexão ampla acerca da forma como nos comunicamos e as precações que devemos ter ao navegar na internet estabelecermos novas conexões.

Vamos falar sobre:
  • Regras da Internet e Netiqueta
  • Internet Segura para Crianças
  • Guia para pais e educadores

As Principais Regras da Internet (Netiqueta)



1 – Evite enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido;

2 – Para enfatizar frases e palavras use os recursos de sublinhar e negrito;
3 – Seja claro e objetivo;
4 – Produza textos de leitura fácil;
5 – A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical;
6 – Separe os parágrafos com linhas em branco;
7 – Considere abordar apenas um assunto por mensagem;
8 – Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto. Por exemplo: Subject : reunião (msg longa!);
9 – Quando participar de um fórum não use acentos;
10 – Procure responder a todas as mensagens pessoais;
11 – Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem;
12 – Ao responder mensagens, cite sempre a mensagem respondida, indicando “quem” disse “o quê”. Ou seja, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo;

13 – Todo fórum tem seus “cabeças brancas”, que ganharam o respeito dos outros membros ao longo de anos.Basta uma crítica leviana a um destes membros veteranos e terá a inimizade de todos os seus amigos e admiradores, provavelmente do grupo inteiro;

14 – Evite palavrões, expresse sempre as suas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa;

15 – É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los;

16 – Ninguém tem paciência para ler 500 linhas de texto que podiam ser resumidas a duas ou três. Seja conciso e concreto naquilo que quer dizer. Poupe as palavras e mantenha-se fiel à ideia principal que quer passar;

17 – Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado;
18 – Evite de escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar);

19 – Utilizar poucos emoticons;
20 – Procure não levar tudo que se vê na internet ou em fóruns de discussão a serio, se não você pode passar a aparência de ser uma pessoa chata.

Veja o quanto é importante uma comunicação correta na internet e especificamente nas mídias sociais, existem profissionais especializados para ajudar você a realizar uma perfeita gestão de mídias sociais, afim de estabelecer uma conexão precisa e segura com seu interlocutor.

Internet Segura para Crianças

É imprescindível acompanhar o que seu filho acessa e com quem se relaciona na internet. Saber dos novos amigos online e procurar informações deste novo contato.
O livre acesso a tipos de ligações, serviços, protocolos de transmissão, software, sistemas operativos e outras realidades e tecnologias potencialmente nocivas podem trazer grande prejuízos na formação do caráter. O despertamento fora de hora faz com que o menor queime etapas importantes de sua vida além de provocar distúrbios emocionais e psíquicos.

Então, como descobrir a dependência e os sintomas de utilização exagerada da internet?

O vício em internet, uso excessivo ou uso compulsivo é comumente conhecido pela sigla UPI (Uso patológico de internet). Em termos de abrangência,segundo um estudo conduzido pela Universidade de Medicina de Stanford, 1 em cada 8 norte-americanos apresenta, pelo menos, um sinal de dependência de internet.Nem sempre a dependência de internet é facilmente detectada, pois em muitos casos, o uso acadêmico pode encobrir o uso excessivo. Mas quais são os indícios de que uma pessoa faz UPI? Como descobrir a dependência e os sintomas de utilização exagerada da internet?

O dependente geralmente:
1- se conecta com o objetivo de aliviar estados de ansiedade, solidão ou depressão;
2- permanece conectado por períodos de tempo cada vez mais extensos;
3- pode ter queda de produtividade na escola, ou piora no desempenho devido ao excesso de tempo online;
4- costuma negar ou minimizar os impactos negativos que o uso patológico de internet pode trazer a sua vida;
5- já tentou, sem sucesso, controlar ou reduzir o tempo que gasta na web e costuma preferir as interações virtuais à interações face a face.
Há diversos outros sintomas, mas é importante ressaltar que a incapacidade do usuário em controlar a quantidade de tempo que passa online é vista como uma das principais características de dependência.

A monofobia é a dependência da internet ou  vício em tecnologia.

Vale frisar quando alguém tem a rotina corrompida pelo uso excessivo da internet é aconselhável buscar ajuda profissional.
No Brasil tem o Instituto Delete que trata da dependência digital e abstinência.

E você, conhece alguém que se encaixa em algum desses sintomas, ou você mesmo?
…vamos continuar e responder algumas perguntas:
Como falar com as Crianças e Adolescentes sobre os Riscos On-line?

“Ao todo, 79% das crianças e dos adolescentes entre 9 e 17 anos têm acesso à internet, segundo dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil”, cita Rodrigo Nejm, diretor de Educação da ONG Safernet Brasil, que combate crimes contra os Direitos Humanos na internet.”

Veja o que pode ocorrer..

Alguém se aproxima, se faz de amigo e pede uma imagem. Embalados ainda pela inocência ou vivenciando a fase de descobertas e de novas experiências, crianças e adolescentes acabam caindo na conversa e atendem ao pedido. A partir daí, são envolvidos num mundo de chantagens e ameaças virtuais.

Pesquisa da ONG britânica Internet Watch Foundation revela que crianças e adolescentes produzem conteúdos sensuais ou sexuais e divulgam na internet. Cerca de 80% do material apurado (3.803 imagens ou vídeos) é de jovens de 16 a 20 anos.

Prevenção: Estipular horário para seu filho usar a internet. Até os 11 anos, ter a senha de tudo que a criança acessa.

Como as Crianças e Adolescentes encobrem as suas atividades na internet?

– Apagam históricos e o rasto do site que visitam
– Utilizam varias contas de e-mail
– Utilizam uma significativa variedade de ferramentas no Messenger
– Recorrem a vários browsers
– Eliminam e-mail
– Usam jargões no Messenger

domingo, 6 de novembro de 2016

Como Encontrar Fotos Antigas Recebidas ou Enviadas Pelo Chat do Facebook




O chat do Facebook é a ferramenta dinâmica onde os usuários da rede podem conversar instantaneamente com seus amigos que estão online. Entre uma conversa e outra, sempre enviamos ou recebemos fotos de amigos e familiares pelo bate papo. No entanto, ao trocar muitas mensagens com uma pessoa, essas mídias compartilhadas ficam perdidas no histórico da conversa. Para ajudar o usuários nesses momentos, o Facebook conta com uma funcionalidade de busca rápida por fotos que poucos conhecem, mas que evita que fiquemos rolando as conversas até encontrar o arquivo no histórico. Com essa dica, você encontrar rapidamente fotografias recebidas ou enviadas pelo chat. Confira!


Como Encontrar Fotos Antigas Recebidas ou Enviadas Pelo Chat do Facebook


O chat do Facebook é a ferramenta dinâmica onde os usuários da rede podem conversar instantaneamente com seus amigos que estão online. Entre uma conversa e outra, sempre enviamos ou recebemos fotos de amigos e familiares pelo bate papo. No entanto, ao trocar muitas mensagens com uma pessoa, essas mídias compartilhadas ficam perdidas no histórico da conversa. Para ajudar o usuários nesses momentos, o Facebook conta com uma funcionalidade de busca rápida por fotos que poucos conhecem, mas que evita que fiquemos rolando as conversas até encontrar o arquivo no histórico. Com essa dica, você encontrar rapidamente fotografias recebidas ou enviadas pelo chat. Confira!
Passo 1. Abra o Facebook e clique sobre o ícone de mensagens. Em seguida, ao final de lista de conversas, clique em “Ver todas“; 
Passo 2. Selecione a conversa onde deseja encontrar a foto perdida;


Passo 3. Usando a opção do Facebook para visualizar apenas as fotos de uma conversa;


 Passo 4. Você verá todas as fotos da conversa e pode clique sobre uma delas para que ela seja aberta em tela cheia;



  Passo 5. Com a foto aberta, clique em baixar para tê-la em seu computado


 Pronto. Aproveite a dica para achar com apenas alguns cliques do mouse uma foto antiga recebida através do chat do Facebook.













Seis coisas que podem prejudicar sua Internet WiFi e como resolver









Seis coisas que podem prejudicar seu Wifi, muitas pequenas alterações podem resolver problemas sérios de redes sem fio.

Vizinhos

Principalmente nos grandes centros, onde temos muitos prédios, é provável que seu vizinho tenha uma rede WiFi e esta utilize a mesma frequência sua. Isto é detectável pelos próprios aparelhos que estamos conectando. Quando seu roteador está próximo e o sinal do vizinho é melhor que o seu é bom ficar de olho.
Pode-se contornar isto alterando o canal de frequência do roteador, recomendo deixar nos canais 1, 6 ou 11. (explicarei em um outro artigo). Outra solução é trocar seu roteador por um de padrão novo. Hoje roteadores com padrão “N” ou “Dual Band” normalmente resolvem seu problema. Além de melhorar o alcance e a velocidade, eles trabalham em outras faixas de frequência, deixando assim seu sinal melhor. 

Eletrodomésticos

Todo e qualquer dispositivo que opera sem fio utiliza uma faixa de transferência de dados. Babás eletrônicas e telefones sem fio são exemplos comuns que podem estar utilizando a mesma faixa da sua Internet WiFi. Os Microondas emitem a frequência de 2.4 GHZ, que pode ser a mesma utilizada por você em seu roteador.

Caso tenha aparelhos operando em 2.4 GHZ e um roteador 802.11g ou 802.11n (single-band) que opere na faixa de 2.4 GHZ, procure trocar um dos dois. Ou o roteador ou os eletrodomésticos.

Humidade

É fato que quando a humidade está muito alta, o sinal de WiFi diminui consideravelmente. Campos abertos, áreas externas costumam ter suas transferências mais baixas pela manhã, com a presença do orvalho ou mesmo em condições de chuva.

Outra situação é quando temos uma grande presença de pessoas em frente ao roteador, também podemos ter uma diminuição do sinal, uma vez que nossos corpos possuem muita água. Nestes casos, posicione seu roteador o mais alto possível, sempre mantendo a antena com uma boa visão da área que deseja alcançar.

Segurança

Chaves de segurança são extremamente necessárias para uma rede sem fio. Antigamente era usado o padrão WEP, mas como é sabido este não fornece segurança necessária. Depois veio a criptografia WPA, que aumentou (e muito) a qualidade da segurança na rede. Mas os roteadores antigos trabalham com a WPA de forma emulada, ou seja, utilizam recursos compartilhados do roteador para fazer esta criptografia.

Nos roteadores mais novos o protocolo de criptografia WPA é nativo, fazendo com que as conexões sem fio fiquem melhores. Então fique atento, se seu roteador for muito antigo, é possível que ele esteja utilizando recursos da propagação de sinal e velocidade para “emular” o WPA. Portanto neste caso, troque seu roteador por um mais novo.

Dispositivos Bluetooth


Alguns dispositivos bluetooth (normalmente os antigos) interferem no sinal WiFi. Para localizar este problema, veja se existe algum telefone celular antigo, mouse ou teclado Bluetooth e os desligue. Se a rede funcionar melhor, provavelmente este dispositivo está interferindo.

Firmware Antigo

Firmware é o software dentro do roteador. Muitas vezes os fabricantes encontram falhas ou desenvolvem melhorias para este software funcionar em maior harmonia com o roteador. É comum o fabricante disponibilizar atualizações de firmware. Para localizar estas atualizações, acesse o site do fabricante e procure pelo seu modelo específico. Importante aqui ressaltar que este passo é necessário ter conhecimento técnico e muito cuidado, pois uma coisa errada e seu roteador não funcionará mais.
No site do fabricante, além de baixar seu novo firmware, normalmente existem informações de como fazer esta atualização de forma segura. Sempre leia estes manuais ou “how-to” do fabricante.

Mas, caso não encontre nenhuma documentação não se desespere. Normalmente o procedimento em si é acessar o menu do roteador via browser (http://EndereçoDoSeuRoteador) e na opção System ou Firmware você coloca o arquivo para fazer o upload e pronto !

Conclusão

Estes são alguns fatores que podem interferir em seu Wifi, mas existem outros. Siga estes passos e você terá sua rede sem fios funcionando de uma forma melhor. Alguns casos onde modifiquei estes ítens tive uma melhora muito significativa. E é sempre bom possuir um roteador novo de boa qualidade, pois como são aparelhos de tecnologia, é sempre bom ter o padrão mais novo ao nosso alcance.

Dica final

Pode parecer simples, mas é essencial : Procure posicionar sempre seu roteador na parte mais central da casa, no local mais aberto possível, assim o sinal será mais eficiente.

sábado, 5 de novembro de 2016

Gestão de Riscos e Segurança da Informação

       Unidas, a Gestão de Riscos e a Segurança da Informação têm como principal desafio proteger um dos principais ativos de uma organização: a informação.

 


               A informação, nas suas mais variadas formas, é um dos bens mais valiosos e estratégicos de qualquer empresa hoje. Tanto para armazenar adequadamente quanto para disponibilizar dados e informações relevantes, as principais preocupações das organizações são a Segurança da Informação e a Gestão de Riscos.


                 Essencial para saúde organizacional, a Segurança da Informação é baseada é cinco pilares:


Confidencialidade, que limita e controla o acesso à informação conforme autorização e necessidade da empresa.

Integridade, que garante as características originais da informação.

Disponibilidade, que garante o acesso dos usuários para uso legítimo, de acordo com a autorização.

Autenticidade, que garante a fonte da informação.

Irretratabilidade, que assegura a autoria da informação.


A Gestão de Riscos unida à Segurança da Informação


              A Gestão de Riscos, por sua vez, fundamental para garantir o perfeito funcionamento de toda a estrutura tecnológica da empresa, engloba a Segurança da Informação, já que hoje a quantidade de vulnerabilidades e riscos que podem comprometer as informações da empresa é cada vez maior.


                     Ao englobar a Gestão da Segurança da Informação, a Gestão de Riscos tem como principais desafios proteger um dos principais ativos da organização – a informação – assim como a reputação e a marca da empresa, implementar e gerir controles que tenham como foco principal os objetivos do negócio, promover ações corretivas e preventivas de forma eficiente, garantir o cumprimento de regulamentações e definir os processos de gestão da Segurança da Informação.


                     Entre as vantagens de investir na Gestão de Riscos voltada para a Segurança da Informação estão a priorização das ações de acordo com a necessidade e os objetivos da empresa e a utilização de métricas e indicadores de resultados.

          
                       Informação é um ativo estratégico, por isso, as principais preocupações das organizações são a Segurança da Informação e a Gestão de Riscos.

Soluções para Gestão de Riscos e Segurança da Informação


                   Atuando no mercado de tecnologia da informação há 26 anos, a Stefanini possui um portfólio completo de soluções voltadas para Gestão de Riscos, com serviços que vão desde o Outsourcing de Infraestrutura até soluções flexíveis e inteligentes de segurança, que incluem Segurança da Informação.


                       Com uma equipe altamente capacitada, formada por especialistas nos mais diversos ambientes, sistemas, plataformas e linguagens do mercado, os serviços de Outsourcing de Infraestrutura e de Soluções de Segurança da Stefanini possuem metodologia própria baseada nas melhores práticas ITIL e são desenvolvidas através de parcerias estratégicas com as principais empresas do mercado.